Uma empresa contratada para fazer estudos de impacto econômico está sendo investigada. O contratante: Ministério do Esporte, do camarada Sr. Ministro Orlando Silva. Comunista “no úrtimo”.
O problema maior foi a empresa utilizar métodos experimentais na sua avaliação. Quer dizer, numa tentativa de pioneirismo às avessas propôs-se a fazer experiências práticas e observar os resultados, anotando, sistematizando. Embora um tanto quixotesca na negação dos avanços científicos e tecnológicos, devemos reconhecer os méritos: grande ousadia e um pouco de ceticismo são o que impulsionam a essas atitudes. Levaram a filosofia de Bacon às últimas consequências. A empresa contratada para avaliação de impacto econômico resolveu retirar dos cofres públicos uma enorme quantia de dinheiro e observar atentamente o impacto que isso causaria.
Só espero que estejam anotando e arquivando tudo direitinho e, também, guardando os recibos. Certamente essa será uma grande contribuição para a ciência e para a filosofia. Mais: se o judiciário acordar, quiçá, também poderá progredir um pouquinho.
É frustrante ver que todas as iniciativas que envolvem o poder público sempre tem algum lucro por trás. Sempre estão ligadas a desvio de dinheiro, contas superfaturadas, curral eleitoral, etc. Parece que nunca as medidas são tomadas porque devem ser tomadas, porque é o correto ou o melhor a ser feito. É sempre porque alguém vai lucrar com isso. É como dizem a respeito de obras de saneamento: nenhum prefeito gosta de fazê-las porque ficam enterradas, as pessoas não vêm então não dá voto! A obra só sai quando ela custa mais caro.
Como era de se esperar: Escândalos de superfaturamento e corrupção nos jogos Pan-americanos. Como é de se esperar: não vai dar em nada. Calma minha gente! Ainda tem Copa do Mundo e Olimpíadas pra engrossar o caldo! Será que alguém duvida que a lambança se repetirá?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Solta a língua! Deixe seu comentário para nós!!!!