Google+ O Riso e o Siso: Dialética doutor-paciente

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dialética doutor-paciente



Agora vai aquela do português... não, não, esse blog não é de piadas! É de coisa séria. Se querem piadas, recomendo o site da Veja...

Ele estava deitado no divã, havia uns quinze minutos, em silêncio. O analista olhava fingindo interesse. Tentava algumas perguntas sem êxito. O cara estava completamente calado. Quer dizer, ele soltava uns gemidos de agonia de vez em quando.
-Você não quer me dizer qual é o problema? Talvez possamos pensar em algo juntos.
-Não sei, doutor, acho que o problema é simplesmente falar. Eu falo as coisas, repito, grito, xingo, berro e ninguém me escuta. Já postei no twitter, já falei no facebook... sempre deixo comentários nos blogs desses jornalistas idiotas, comunistas.  Ninguém quer saber a verdade sobre os fatos.
-Verdade sobre quais fatos?
-Esse país, está todo errado. Esse pessoal não quer saber do que se passa, só estão preocupado se a Carminha matou o Max, ou se o Corinthians vai ser campeão. Ninguém vê que são todos ignorantes, manipulados.
-Todos são ignorantes e manipulados?
-Claro! Olha só! Se fossem mais atentos, se lessem mais, estudassem mais, teriam uma vida melhor, fariam negócios melhores, trabalhariam mais, saberiam escolher os políticos, o país não estaria tão mal.
-Você acha que deveriam estudar mais para trabalhar mais?
-Claro. Trabalhando mais, você ganha mais. Logo, não precisará mais trabalhar. Mas ninguém mais quer trabalhar porque o governo dá tudo. Esse bolsa família...
-Hum, você acha que o bolsa família está deixando os pobres preguiçosos?
-Claro, lá na minha chácara tem uma fossa. Ningém quer limpar! Tenho que contratar uma firma especializada que me cobra os olhos da cara! Já já terei que vender um rim pra pagar a limpeza! Prá quê? eles vão lá com um caminhãozinho colocam umas máquinas para trabalhar e pronto! Já querem sua alma...
-Certo, e esses pobres que não querem limpar sua fossa, não sabem escolher os políticos...
-Claro! Eles votam nas pessoas erradas. Nesses populistas que dão migalhas pra eles. Não percebem que é a classe média é o verdadeiro motor desse país. Não vêm que sem classe média não haveria arrecadação pra pagar o bolsa família. Que temos que fazer a economia crescer. A economia tem que girar. Só assim gera lucro e cria emprego, gera renda. Não esses programas assistenciais... Eles acreditam muito nesse discursinho marxista de burguês e proletariado... tá mais que claro que isso não existe. A sociedade é como um organismo e todos têm que se ajudar. Fazer o bolo crescer pra depois repartir...
-Bolo? A sexta maior economia do mundo? Você acha que ela deve crescer mais para depois haver melhor distribuição de rendas?
-Claro! Tem que ampliar a classe média. É ela quem paga as contas do país! Marx era tão burro que não via isso...
-Marx não falava de classe média?
-Não, pra ele a sociedade se dividia nessas duas classes. É uma burrice sem tamanho. Dizia que o capitalismo concentra renda, acabando com a classe média... Olha nós aqui, como estamos sobrevivendo há séculos, em franca expansão...
-E os pobres sem educação acreditam no Marx?
-Acreditam...
-Aqueles que não leram, não estudaram, acreditam no que está escrito num livro?
-Pois é... mas não é tão simpl... Doutor, já é o terceiro comprimido que vejo o senhor pondo na boca...
-Não, fale mais sobre ter que trabalhar bastante para se tornar classe média...
-Não doutor, acho que já estamos bem...
-Estamos? Me diga sobre como eles escolhem errado o político que toma medidas de compensação social e redistribuição de renda...
-Doutor, isso não é balinha, doutor... vá com calma...
-Eu tô bem... só estou tentando entender melhor seus conceitos... Você dizia que o bolsa família de R$230,00 sustenta os pobres e eles não querem mais trabalhar... e que você tenta conscientizá-los pela internet...
-Perdeu alguma coisa? Tá procurando o quê? Você já foi até a estante e voltou umas dez vezes, doutor... Tô achando que há algo errado com o senhor...
-Ah é? você acha? quer me dizer, agora, qual o meu problema, também? que tal me diagnosticar? parece que você é bom nisso!
-Espera, calma, deita aqui doutor, vamos com calma... respira, solta, respira, solta... você dizia o que mesmo? qual era o seu problema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solta a língua! Deixe seu comentário para nós!!!!