Google+ O Riso e o Siso: Mundo Animal

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mundo Animal

Aula externa, os alunos adoram. Frequentemente eu os levo ao pátio e a aula fica mais dinâmica, o astral da turma melhora e a vontade de realizar as atividades é sempre maior que em sala de aula. Acredito até que eles aprendem mais, pois há mais estímulos, mais curiosidade.
Há alguns dias, explicando questões de política, Estado e eleições, resolvemos fazer a tal aula externa e os alunos comemoraram. Era uma grande oportunidade de explicar o funcionamento das eleições e os partidos políticos. Eu queria aproveitar o interesse despertado com o ano eleitoral. Dividi grupos que seriam partidos, e estes disputariam um debate.
Apostilas a postos, alunos concentrados tentando definir a linha política do partido. Uma boa oportunidade para explicar diferenças e semelhanças entre PT, PSDB, etc. Altas discussões e elaborações de estratégias políticas quando um evento desvia a atenção de todos:
-Olha, um tucano. Que lindo!
Um tucano vermelho, de bico imponente pousado na árvore fazia poses enquanto adolescentes alvoroçados buscavam câmeras de celulares para fotografá-lo.
Achei curioso o fato não de um tucano pousar na árvore, mas do súbito interesse dos alunos pela ave: a escola fica à beira do Parque Estadual da Serra do Mar, de modo que, visitas assim são comuns ao nosso ambiente. Macacos, tucanos, gambás e vários animais costumam aparecer por aqui. Principalmente em épocas eleitorais, em busca de votos. Os alunos os conhecem e estão acostumados com isso.
Como eu iria competir com esse súbito interesse pelo animal e ensinar política para eles? Como atrair de volta as atenções e passar um conteúdo? Como aproveitar o acontecimento para minha aula?
Talvez citá-lo como mascote de um partido? Mas ele era vermelho, do partido oposto, isso poderia confundí-los? Seria um híbrido?
Acreditei até ter visto uma estrela em seu peito.
Repentinamente, a ave rubra dá o bote e agarra um filhote no ninho.
-Que desgraçado!
Todos buscam pedras, cadernos, estojos para atirar no pássaro e resgatar o filhote a ser devorado. Tarde demais. O terror e a descrença estava na cara de todos observando as entranhas sendo expostas.
-Professor, achava que tucano só comesse frutas!
-Pois é, em ano de eleição eles devoram tudo...

3 comentários:

  1. Esse é o mundo selvagem! Um dia ele come o filhote de outro pássaro e no dia seguinte se alia a ele... Outro dia come o próprio filhote, se necessário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e veste a camisa da outra cor qdo necessário... com muita sutileza

      Excluir

Solta a língua! Deixe seu comentário para nós!!!!