Google+ O Riso e o Siso: A Curva do Rio

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Curva do Rio

Dica muito interessante de leitura



De Carlos Biaggioli

Porto de Ideias Editora

60 páginas

Contos – Ritos de Passagem

Prefácio: Luis Alberto de Abreu

Arte: Jerusa Messina


Escritor desde a idade de 13 anos, foi em 2005 que Carlos Biaggioli se aproximou do núcleo de pesquisa “Narrativas de Passagem”, um projeto que o dramaturgo e roteirista Luis Alberto de Abreu desenvolveu na Escola Livre de Teatro, sediada no município paulista de Santo André.


Tratava-se de uma pesquisa voltada à arte da narração, tendo por base a oralidade. “O processo que resultava na história a ser narrada era algo fabuloso, que me marcou profundamente, pois partia de histórias e depoimentos muito pessoais e isso ia sendo lapidado com tanto respeito e criatividade, que acaba se tornando um bem coletivo, a exemplo do que acontece com as mais belas histórias contadas de geração para geração”, lembra Biaggioli.

Nossa sociedade, com o passar dos tempos, gradualmente se distanciou da capacidade ritual. Hoje em dia, nossos doentes são encaminhados aos hospitais e deixamos nossos mortos aos cuidados de empresas funerárias. A ideia contemporânea de morte é encarada com mal disfarçado terror – o que faz com que pessoas saudáveis tendam a uma natural tentativa de isolar e afastar essa complexa e traumática passagem Nessa tentativa de afastar a morte do convívio diário, vão para a margem da vida os doentes, principalmente os terminais. Isso não ocorre apenas com a passagem da morte – ela é apenas a mais complexa, dentre outras, como a adolescência, a vida adulta, a velhice ou situações como violência, cirurgias traumáticas, entre outras. 

“Narrar histórias é uma arte. Não basta ler palavras escritas num livro ou reproduzir palavras guardadas na memória. Narrar é guiar o ouvinte para um tempo e lugar evocados pela imaginação de ambos, criando uma atmosfera onde sonhos transformam a realidade”, define o site* do Instituto Narradores de Passagem, que realiza roda de histórias, oficinas, cursos, workshops e espetáculos.

Foi no processo de geração destas histórias que Carlos Biaggioli produziu sete dos nove contos que compõem “A Curva do Rio”, lançado em junho de 2013 pela Porto de Ideias Editora, em São Paulo.
É o próprio Luis Alberto de Abreu quem assina o prefácio do livro, segundo o qual, “o autor brinca, por vezes despudoradamente, com a fábula, com figuras mitológicas e os mistura com personagens aparentemente reais. E o estranho aqui é original, altamente positivo, pois se integra como característica narrativa que, ao contrário de destoar, torna-se elemento de composição”.

Instituições afins e pessoas físicas interessadas em adquirir o livro ou principalmente em promover o debate em torno desta temática, os ritos de passagem, podem procurar pelo autor acessando www.carlosbiaggioli.com. Carlos Biaggioli pode também ser contatado diretamente pelo (55 11) 9.7082-6200 ou pelo email biaggiolic@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solta a língua! Deixe seu comentário para nós!!!!